"Sabemos muito mais do que julgamos, podemos muito mais do que imaginamos" - José Saramago.
Ao longo de nossa vida temos a tendencia de subestimamos a nossa capacidade de fazer alguma coisa, geralmente como decorrência da falta de confiança que temos em nós mesmos.
Essa falta de confiança também pode decorrer das nossas próprias crenças, que muitas vezes não condizem com a realidade e estão apenas na nossa mente e acabamos por julgar nossa inteligência e desprezar as nossas capacidades.
O que José Saramago quer dizer é que podemos surprender0nos com a nossa própria capacidade. No mundo atual, devido à realidade em que vivemos, o ser humano tem tendencia de se sentir limitado por alguma condição, por sentir que não tem outras opções, ou por não querer sair da zona de conforto, principalmente porque vivemos numa sociedade individualista e que se preocupa com problemas imediatos e aquilo que parece muito distante e "difícil" ser resolvido acaba por ser deixado de lado justamente pela falta de confiança que o ser humano trem nas suas capacidades.
Na obra de Saramago, a procura de uma sociedade "perfeita", um cenário diferente deste que vivemos, creio que se baseia em acreditar no poder e na capacidade do homem de mudar sua própria condição.