
Johann Wolfgang V. Goethe - Vida, Obra e Contexto Literário.

Obras
Características da obra de Goethe
Goethe foi um dos criadores do movimento alemão Tempestade e Ímpeto (que valorizava o retorno à natureza), responsável pelo surgimento do Romantismo, estilo de época em que estão inseridas as obras do autor, as quais possuem estas características:
- individualismo subjetivismo
- idealismo
- culto à liberdade
- crítica social
- amor idealizado
- mulher idealizada
- valorização do passado.
Depois passou a criticar o excesso de sentimentalismo romântico, valorizando elementos mais realistas, sem, contudo, se desvincular do romantismo.
Principais Obras
Romances
- A Paixão do Jovem Werther (1774)
- Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister (1796)
- As afinidades electivas (1809)
- Poemas Épicos
- Reineke-Raposo (1793) Hermann e Doroteia (1797)
Teatro
- Capricho da amante (1768)
- Os cúmplices (1769)
- Egmont (1775)
- Fausto (1808)
- Fausto II (1832)
Biografia
Johann Wolfgang von Goethe foi um poeta, dramaturgo, romancista, cientista, estadista, diretor de teatro e crítico alemão. Suas obras incluem peças de teatro, poesia, literatura e crítica estética, bem como tratados sobre botânica, anatomia e cor.
Vida
Goethe nasceu em 28 de agosto de 1749, em Frankfurt, na Alemanha.
Fazia parte de uma família da elite burguesa alemã. O que facilitou seu acesso a cultura, ciências, religião e arte.
Aos 4 anos de idade teve seu primeiro contacto com o teatro através de sua avó e ainda na infância se encantou com as peças de Rousseau
Apesar de sua evidente vocação para a literatura, foi obrigado pelo pai a fazer faculdade de Direito na Universidade de Leipzig, a partir de 1766 aonde escreveu seus primeiros poemas líricos
Em 1770, Goethe se mudou para Estrasburgo para terminar a sua faculdade.
Quatro anos depois, em 1774, publicou seu romance "A Paixão do Jovem Werther" e o sucesso literário foi de imediato. Goethe ficou famoso em toda a Alemanha. A convite do duque de Weimar, resolveu morar em Estrasburgo. Em Weimar, tornou-se membro do conselho de Estado.
Por meio do romance "A Paixão do Jovem Werther", Goethe tornou-se famoso em toda a Europa no ano de 1774 e, mais tarde, houve um amadurecimento de sua produção, influenciada sobretudo pela parceria com Schiller, com o qual tornou-se o mais importante autor do Classicismo de Weimar.
Sua obra-prima, é o drama trágico "Fausto", publicado em fragmento em 1790, depois em primeira parte definitiva em 1808 e, por fim, numa segunda parte, em 1832, ano de sua morte, tomando-lhe, portanto, a vida inteira.
Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século 18 e inícios do século 19 e é até hoje considerado o mais importante escritor alemão, cuja obra influenciou a literatura de todo o mundo.
Contexto Literário
Classicismo De Weimar
Em 1794, Goethe retornou para Weimar quando encontrou-se com Schiller dando início a uma grande amizade, da qual nasceria o "Classicismo de Weimar"
A influência de Schiller foi decisiva para que Goethe partilhasse a ideia segundo a qual a obra de arte não deve apenas retratar a beleza do mundo e a interioridade do autor, mas também oferecer ao homem um modelo de vida.
As características principais do período são a tentativa de resgate de padrões artísticos e estéticos da Grécia antiga; a orientação por ideais humanistas, de harmonia e tolerância a serem alcançados através da arte e da literatura por meio da "educação estética"; a síntese de ideias do Romantismo e do Iluminismo; dentre outras


Romantismo
Com a morte prematura de Schiller, em 1805, Goethe aproxima-se da nascente Escola Romântica que dividia o interesse pelas emoções que regem a vida e a natureza.
No entanto, Goethe não estava de acordo com a tendência cristã e Medieval do romantismo em detrimento ao Classicismo pagão.
Com a obra As Afinidades Electivas (1809), profunda análise psicológica de um adultério, antecipa uma visão realista das paixões humanas.
As características do Romantismo são: sentimentalismo exacerbado; nacionalismo; idealização do amor e da mulher; tom depressivo