Contexto Histórico Literário da obra de Charles Dickens.

Na altura em que Dickens passa a publicar os seus romances, tem à sua disposição um público formado pela revolução industrial. Londres tem mais de um milhão e meio de habitantes, devido à explosão demográfica e a um êxodo rural que expulsa os camponeses dos seus terrenos que ficam cercados em "enclosures" dedicadas à pecuária, mais especificamente, à criação de ovinos. A indústria têxtil servirá de emprego para estes espoliados. O trabalho infantil torna-se uma das características mais pungentes da economia inglesa.

 Em 1845, Engels publicou "A situação da classe operária na Inglaterra", onde toda esta situação é analisada. Dickens aflorará estes problemas, é certo, mas conquistará o público burguês porque não se assumirá nunca como um revolucionário. As suas personagens, quando melhoram de vida, devem essa melhoria às circunstâncias e acasos da vida, mais que à sua luta pela justiça social.

É, portanto, tendo esse cenário como plano de fundo que Dickens começa a produzir suas histórias, apresentando um painel de Londres, muitas vezes, grotesco, já que se tratava de situar suas personagens num cenário decadente, caracterizado pela explosão demográfica e pelo êxodo rural, pela exploração do trabalho infantil, pela situação de pobreza extrema e pela violência urbana.

Com efeito, os romances de Dickens eram, entre outros aspectos, obras de crítica social: nas suas narrativas, são tecidos comentários lúcidos e críticas ferinas à sociedade inglesa do século 19, sobretudo, às distorções resultantes do desenvolvimento  da pobreza extrema, as más condições de vida e de trabalho e a estratificação de classe da época, o que torna sua obra uma espécie "discurso em que a empatia solidária pelo homem comum, ao par de uma atitude céptica em relação à sociedade". 

Dickens era um fervoroso crítico das injustiças sociais, preocupando-se com questões como a pobreza e a marginalidade existentes em sua época, Dickens lutava por essas questões, mas acreditava mesmo que as medidas transformadoras deveriam acontecer no interior de cada um. Além disso, lançando mão de uma linguagem clara e objetiva. Sendo assim, podemos dizer que a importância da sua literatura não reside apenas na grandeza textual ou na relevância de análises sociais, mas na conjunção entre forma e conteúdo, a bem da expressão literária da época.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora